"O movimento é nossa arma e nossa arte, através dele nos fazemos ciência. Nele depositamos nossos sonhos de trazer à vida, o que sem vida parece estar." Nívea Flor

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alongamento, o que é? Pra que serve? E quais os tipos?

Alongamento: é uma forma de trabalho que visa manter a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos. Aumenta a comprimento e as estruturas dos tecidos moles encurtados, fazendo com que aumente a amplitude de movimento. Recupera o comprimento dos músculos, reduzindo a tensão e o aumento da flexibilidade, permitindo movimentos mais coodernados e eficientes.

Flexibilidade: é a habilidade de mover uma articulação através da Amplitude de Movimento (ADM) normal sem o estresse da unidade músculo-tendínea.

Flexicionamento: visa obter uma melhora na flexibilidade através da viabilização de amplitude de arcos de movimentos.

Hopomobilidade: é a mobilidade restrita, causada pelo encurtamento dos tecidos moles, e é resultado de vários distúrbios e situações.

Contratura: é o encurtamento adaptativo do músculo e outros tecidos que cercam uma articulação e causa resistência ao alongamento.

Encurtamento: é a perda de parte da mobilidade ou flexibilidade e pode ser irreversível.

Tipos de Alongamentos

Alongamento Ativo Estático: o indivíduo alcança e mantém uma posição sem nenhuma ajuda além da própria contração.

Alongamento Ativo Dinâmico: são oscilações controladas dos membros para atingir os limites das amplitudes de movimento, e são feitos em séries.

Alongamento Passivo Estático: Mantém uma posição com o auxílio de alguém, ate certo tempo.

Alongamento Passivo Dinâmico: Oscilações controladas que atingem os limites das amplitudes, é realizado com auxílio.

Alongamento Isométrico: tipo de alongamento passivo-estático que combina contração isométrica apresentam ganhos de flexibilidade mais rápido.

Facilitação Neuromuscular Propoceptiva: alongamento feito por alguém que faz uma força contrária ao movimento, seguida de relaxamento.

Contrair-Relaxar: alongamento isométrico seguido de relaxamento (curto período) e mais alongamento.

Contrair-Relaxar-Oscilar: alongamento isométrico, alongamento passivo-estático e alongamento dinâmico. Deve ser usado com cautela, pois apresenta riscos.

Contração-Relaxamento, Antagonista-Contração: alongamento, contração, relaxamento seguida de contração do músculo antagonista.


Postagem Relacionada:
Clique na imagem abaixo





Nenhum comentário:

Postar um comentário