"O movimento é nossa arma e nossa arte, através dele nos fazemos ciência. Nele depositamos nossos sonhos de trazer à vida, o que sem vida parece estar." Nívea Flor

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Propriedades dos chás

Os chás tem um poder incrível, e pode ser considerada um grande aliado da Saúde. Ele pode atuar prevenindo, fortalecendo o organismo e aliviando o Sistema Digestivo e entre outros...


Boldo (Peumus boldus) Empregado em casos de desconforto digestivo e do fígado, o seu princípio ativo é a boldina, um alcalóide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas. O boldo traz benefícios principalmente para o fígado. Ajuda-o a trabalhar melhor e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas freqüentes ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal-estar. O boldo, tomado antes das refeições, ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino preso, cálculos biliares e gastrite. Estimulante da digestäo e secreção biliar, atua nos distúrbios intestinais e hepáticos. Auxilia na cura de ressaca. O chá combate a prisão de ventre, gases intestinais e transtorno do fígado, atua na degradação de gorduras, é indicado em intoxicações alcoólicas.

Camomila (Matricaria chamomilla) Alivia gases intestinais, desintoxica o fígado, auxilia no tratamento de reumatismo e da excitação nervosa, alivia enxaqueca, dores de dente, insônia, enjôos e é tônico para pele. Usado para cólicas em lactentes, regula os intestinos. É antiinflamatório e calmante, utilizado em crises histéricas, depressivas e febres intermitentes. Externamente utilizado para queimaduras do sol e irritação nos olhos. Os egípcios a usavam no tratamento da malária e, devido a sua ação antiinflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão das flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores). Para criança ajuda a combater vermes. Como chá, usado diáriamente, diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e
resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças e especial para hemorróidas. Na forma de infusão é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico

Capim-limão (Cymbopogon citratus) Indutor do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. Indicado para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativo, analgésico, calmante, diurético, hipotensor, depurativo, expectorante e antiálgico. Os compostos químicos a que se devem estas propriedades são o citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido caprioco. Tais componentes, e mais especificamente o citral, dão-lhe um aroma semelhante à lúcia-lima, bela-luísa ou limonete (Aloysia triphylla).

Carqueja (Baccharis triptera ) Indicado para má digestão, cansaço físico, vermes intestinais, prisão de ventre, gastrite, azia, anemia, fígado, rins, diabetes, inflamações urinárias, próstata, colesterol, gota, gastrite, afecções do baço e angina. Auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento. É revigorante das funções genitais, diurético, antiasmática, antibiótica e depurativa.

Erva doce (Pimpinella anisum) Calmante dos nervos, elimina mau hálito, toxinas da pele, gases intestinais, cólicas intestinais infantis. Estimula o apetite, digestão, secreção biliar, restaura fluxo menstrual e aumenta o leite das lactantes. Bom contra azia, também utilizado na culinária como aromatizante.


Hortelã (Mentha piperita) Indicada para o tratamento da febre, vermes, espasmos, gases intestinais, sistema nervoso, inflamações uterinas, resfriado, faringite, tosse, afecções da garganta, coceiras, sarampo, inchaços, dor de cabeça, rinite, conjuntivite, cólicas, diarréia, problemas estomacais, intestinais e respiratórios. O chá é lactante, estimulante digestivo, anti-séptico, descongestionante nasal, perspirante, anestésico e analgésico.
Sene (Cassia angustifolia) Laxante, depurativo, vermífugo e elimina manchas brancas do corpo. Indicado para o mau funcionamento intestinal, alivia os problemas de hemorróidas e fissuras anais por facilitar as evacuações. Não é recomendado para crianças e durante a gravidez.



No entanto, não precisamos tomar remédios sem receita, podemos recorrer aos chás, pode aliviar o que sentimos. E se persistirem os sintomas, procure o médico imediatamente. 
Nós profissionais da Saúde temos o dever de alertar sobre tudo aquilo que beneficia a saúde humana!

Fonte: Artigo Saúde do Trato Digestivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário